As cortinas, além de ter um papel decorativo bem importante para o ambiente, são também responsáveis pelo conforto térmico, acústico e de controlar a luminosidade do ambiente.
Mas Ju, como eu escolho a melhor cortina para o quarto do meu filho?
Cortina de tecido
As cortinas de tecido tem o papel principal de levar aconchego ao ambiente. Prefiro sempre usar as que vão do teto até o chão, pois elas dão a impressão de o ambiente ter o pé-direito mais alto.
Para ter um melhor caimento do tecido, deixe 1 ou 2 cm a mais no comprimento.
Outra dica, é fazer a barra alta e com uma cor que remeta à paleta de cores do quarto.
Na hora de escolher o tecido, é sempre bom levar em conta o que você necessita para o seu ambiente: Você precisa privacidade? Controle da luz? Seu ambiente é mais moderno ou rústico?
Se você precisa bloquear a luminosidade, sempre indico fazer a cortina dupla, usando um tecido "black out" e outro translúcido. Se quer deixar o ambiente escuro, use a opção de cortina dupla. Se quer somente privacidade, use somente a cortina translúcida.
Persianas
As persianas são as mais escolhidas para quartos infantis por serem de fácil limpeza e não acumularem tanto pó/ ácaros. Além disso, não são tão volumosas quanto as cortinas de tecido, deixando o ambiente mais "clean".
Persiana - Modelo Rolô
O modelo mais usado para quarto infantil é a cortina Rolô, por ter um custo-benefício bom, ter um desenho mais simples, ser de fácil limpeza e ocupar menos espaço. Ela pode ser com tecido black out ou translúcido, conforme a necessidade do ambiente.
Persiana - Modelo Romana
O modelo Romana também é muito usada, sendo que a diferença para o modelo Rolô fica na hora da abertura, onde ela vai criando gomos.
Persiana - Modelo horizontal
Quando você quer criar um ambiente mais moderno e ter um maior controle da luminosidade, pode usar as persianas horizontais. Sugiro sempre usar o modelo de 50mm e com as contas largas.
Persiana - Modelo Double Vision
Este é o meu modelo preferido para os quartinhos, pois com ele você tem uma cortina que não ocupa tanto espaço e ainda consegue controlar a luminosidade do quarto.
Está pronto para escolher a cortina ideal para o quartinho do seu filho?
Conte para a gente o que achou das dicas!
Comentários